• Nutrição Eduvale desenvolve tabela nutricional e rotulagem de produtos

    Geral
    730 Jornal A Bigorna 06/04/2021 14:00:00

    A indústria de alimentos é um dos campos de atuação do nutricionista. Para promover a prática e aproximar os alunos das áreas profissionais, o curso de Nutrição da Faculdade Eduvale firmou parceria com a empresa La Ferme Moderne (marca de geleias artesanais gourmet produzidas em uma fazenda agroflorestal localizada em Avaré/SP).

    Professores e alunos contribuíram com a elaboração de todas as tabelas de informação nutricional das geleias e agora eles terão a tarefa de colaborar com o desenvolvimento da adequação dos rótulos conforme a nova legislação de rotulagem de alimentos que entrará em vigor em 2022.

    A Rotulagem Nutricional Obrigatória (RNO) de alimentos no Brasil é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Obrigatória desde 2001, a rotulagem facilita a escolha de alimentos saudáveis por meio das informações contidas nas embalagens. Ela faz parte da Política Nacional de Alimentação para a redução dos índices de sobrepeso, obesidade e doenças crônicas degenerativas associadas aos hábitos alimentares da população.

    Marca, denominação, lista de ingredientes, valor energético, porção, medida caseira, percentual de Valores Diários (%VD) e quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras, vitaminas, sais minerais e sódio são algumas das informações que devem ser especificadas e que serão apuradas pela equipe do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale.

    A importância da rotulagem vai além de tornar a embalagem mais acessível, bonita ou fixar uma marca na mente do consumidor. Ela deve informar ao consumidor tudo o que é necessário sobre o produto.

    “A parceria é de suma importância não só para nós da empresa, mas também para a segurança dos consumidores que estarão munidos com informações nutricionais com respaldo acadêmico. Temos muito orgulho em dizer que a nossa rotulagem é elaborada pela Eduvale e a intenção é que essa troca se estenda por muitos anos”, pontou Bia Pernambuco, fundadora da La Ferme Moderne.

    Participar do desenvolvimento das informações nutricionais dos produtos promove o aprendizado sobre uma das áreas de atuação da profissão que está em ascensão: a assessoria nutricional. Além disso, os futuros nutricionistas conseguem aplicar na prática aspectos relacionados a cálculos nutricionais, adequação energética, melhorias nutricionais de produtos manipulados, entre outros conceitos.

    Em 2017, quando fomos procurados pela La Ferme Moderne para a parceria, ficamos gratos com a confiança depositada. Esse projeto ganhou forma e agora trabalharemos na assessoria frente à mudança da legislação para rotulagem de alimentos. Poder contribuir e somar com uma empresa local que tem crescido e se consolidado no mercado de geleias artesanais também faz com que seja oferecido aos nossos alunos a oportunidade de desenvolverem uma visão empreendedora dentro da Nutrição”, ressaltou Joyce Antoni, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré.

     

     

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também