• Levantamentos sobre a fauna e flora da Fazenda Eduvale são iniciados

    Geral
    845 Jornal A Bigorna 04/05/2021 18:50:00

    A fim de compreender as diferentes formas de vida, definir estratégias de conservação ambiental e tornar a Fazenda Eduvale berço de uma série de pesquisas científicas, uma equipe de professores e alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré iniciou uma série de levantamentos sobre a fauna e flora da área.

    Os trabalhos começaram em abril quando a equipe coordenada pelas docentes Dras. Carolina Vieira e Camila Vaz iniciou a identificação da vida vegetal da área utilizando métodos de amostragem que propiciarão estudos mais aprofundados no futuro.

    A segunda etapa do levantamento teve início na última semana com o auxílio do pesquisador ictiólogo Dr. Valter Monteiro e da bióloga e coordenadora Dra. Ligia Corazza. A equipe utilizou uma rede de espera para coletar os peixes do açude. Amostras de água também foram extraídas com o uso de uma sonda multiparâmetros para que seja realizada uma análise das variáveis abióticas locais.

     “Inventários de fauna são necessários para descrever a diversidade de espécies no espaço e no tempo. Esse é um trabalho fundamental para a conservação da biodiversidade! O nosso objetivo é o reconhecimento inicial dos táxons presentes no local para que futuramente projetos mais aprofundados sejam executados”, ressaltou a professora Dra. Carolina Oliveira sobre a importância da pesquisa.

    A proposta é que ainda neste semestre aconteçam mais coletas de peixes e o estudo se estenda para outras comunidades aquáticas do lago com a análise de macroinvertebrados, zooplânctons, algas e plantas aquáticas. A caracterização ambiental do açude com foco em fatores físicos e químicos também será feita. Sobre o aprendizado adquirido pelos alunos, a docente concluiu: “É de fundamental importância que os biólogos conheçam métodos e técnicas utilizados em estudos de ecologia e sistemática vegetal. Essa atividade promove a prática e também o conhecimento sobre pesquisa já que todos os resultados serão apresentados no Congresso de Iniciação Científica da Eduvale em outubro deste ano”.

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também